Em Belém, ministra das Mulheres participa da 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

A 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), iniciou nesta quinta-feira, 28, no Hotel Princesa Louçã, em Belém, com a participação Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e a presença de 500 lideranças femininas de todas as regiões do Pará.

“Fizemos a escuta de mais de 7 mil mulheres durante as conferências municipais. Este espaço [a conferência] é construído pela luta de muitas mulheres. Esse momento é muito importante para que vocês possam ter voz e falar de suas propostas”, disse a secretária Paula Gomes, da Semu, ao declarar aberta a conferência.

O debate se concentra no tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, com o qual grupos temáticos dialogam sobre políticas públicas, sociedade do cuidado, justiça climática e equidade de direitos.

“Na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que iniciará em 29 de setembro, 66 mulheres estarão representando o Pará. No total, serão 3.500 conferencistas de todo o Brasil que encantarão a Esplanada [dos Ministérios, em Brasília]. Parabenizo a todas que estão aqui, pois sei que muitas vieram pela estrada, de avião ou de barco, uma realidade que conheço”, destacou a ministra Márcia Lopes.

O evento contempla a eleição das entidades da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual no biênio 2026-2027, além da escolha das delegadas que representarão o Pará na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

A 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres encerrou sua programação nesta sexta-feira, 29.

 

Por Paula Portilho

Fotos: Ascom Semu