Jornada COP+ promove formação para jornalistas sobre cobertura da COP30, em Belém

Nesta quarta-feira, 17, a Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), reuniu profissionais da imprensa e comunicadores no workshop “A indústria rumo à COP30”. O evento apresentou as ações do movimento e como a indústria está se preparando para a Conferência das Nações Unidas, que será realizada em novembro, em Belém. O momento também foi formativo, com dicas e informações sobre a cobertura jornalística na COP.

O presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho apresentou a evolução da Jornada desde sua criação, os próximos passos do movimento, destacou o perfil multissetorial e construção coletiva da iniciativa e os eixos da Jornada COP+. O presidente também falou sobre o documento “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”, construído nos comitês da Jornada e que será apresentado na Semana do Clima de Nova York, na próxima semana. Para o presidente, a realização da  COP em Belém é uma oportunidade histórica para a promoção de uma transição justa na Amazônia. “É uma oportunidade de ouro de nós apresentarmos não só aquilo que temos de melhor, mas aquilo que nós temos ainda precisamos melhorar. Então, nesse alinhamento de agendas econômica, ambiental e social é  fundamental que a gente possa caminhar com convergência”, pontuou Alex.

A jornalista Cleide Pinheiro, CEO da Temple Comunicação, destacou a importância da comunicação e do jornalismo na cobertura da COP de Belém. Ela também debateu a  importância de comunicar os compromissos climáticos para a sociedade e de construir novas narrativas sobre a Amazônia.

O evento encerrou com o painel sobre o atual cenário da COP30, ministrado por Pollyana Bernardes, assessora de Relações Internacionais na Secretaria Executiva para COP30 pela Prefeitura de Belém, embaixadora pelo Clima da The Climate Reality Project Brazil e integrante da Rede Amazônidas pelo Clima. Pollyana apresentou o histórico e estrutura da COP, temas relevantes que serão abordados na 30° conferência e a agenda oficial do evento. “Quando a gente capacita um jornalista e uma pessoa que vai comunicar um evento desse, o profissional consegue passar a importância disso para a população local e também para a população geral. E é muito importante que tudo que vai acontecer aqui em Belém, de negociações internacionais, seja comunicado de forma que as pessoas possam incidir nessas agendas também”, pontuou a assessora.

A jornalista Tânia Menezes foi uma das profissionais que participaram do evento e considerou o workshop como uma formação necessária. “A COP são vários acontecimentos num evento só e as pessoas ficam realmente perdidas. Ter esse direcionamento ajuda muito o jornalista, todos os profissionais que vão trabalhar e a própria população. O workshop destrinchou o que  é  COP e deu essa possibilidade de entender melhor que caminhos buscar durante a cobertura”, destacou.

Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Amazônia+21, a Jornada COP+ é correalizada pela Hydro, com o patrocínio super master da Vale e da Albras, e patrocínio premium da Guamá Tratamento de Resíduos, da SINOBRAS e da Bayer. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.

 

Fonte: Fiepa

Foto: Gecom/Fiepa