Por Paula Portilho
Da Redação
Com 14 anos de atuação no meio rural, Luciana Athayde, 43 anos, produtora rural e agrônoma de Igarapé-Açú, município do nordeste paraense, foi a vencedora na categoria Mulher Produtora, do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em cerimônia ocorrida em Brasília (DF), na terça-feira, dia 5. Ao lado do marido Tomires, ela administra o sítio agroecológico Tolú.

– O que significa essa premiação para você?
Esse prêmio significa a voz da mulher do campo que tem muito a falar, mas nem sempre é ouvida. É o grito da floresta, do empoderamento feminino sobretudo rural, da força, das lutas e conquistas do feminismo camponês.
– Qual o diferencial da sua produção?
Temos uma produção de alimentos hortifrutigranjeiros 100 % orgânica, sem a dependência de insumos agrícolas. Em 2009, trocamos a cidade pelo campo, e ao encontrar a área de 26 hectares quase na totalidade utilizada para pasto, resolvemos reflorestar com a ajuda de amigos através de doações de mudas e sementes. Hoje temos uma agrofloresta consolidada. Nesse processo, fizemos uma parceria essencial com um grupo de geradores de resíduos de comercio local, e assim, o que iria para o lixão serviu de compostagem para nossa propriedade rural. No total, por ano, são 120 toneladas – como cascas de ovos, penas de aves e caroços de açaí, que passam a ter uma nova serventia. É um serviço ambiental que nos dá satisfação em fazer e esse é o nosso diferencial.
– Como você vê a atuação da mulher no meio rural na atualidade?
Atualmente, a mulher do campo vem ganhando espaço, ela deixa de ser apenas a dona de casa e auxiliar nos afazeres rurais e passa ser protagonista dos negócios. Portanto, o empreendedorismo feminino tem se somado à atuação dos homens no mundo rural. Há muito se usa a expressão “o homem do campo”, mas muitas mulheres realizam os mesmos papéis que eles desenvolvem. Desse modo, as mulheres do campo têm lutado por seus espaços e tem evoluído nesse sentido. Ainda há muito a alcançar, mas estamos lutando todos os dias. Sem feminismo não há agroecologia.