Por Paula Portilho
Da Redação
Moradora da Vila Sorriso, em Icoaraci, distrito de Belém, Joice Kelly Santos, de 28 anos, trabalha com artesanato de argila, ofício herdado de família, pois o avô era dona de uma olaria. Em busca do objetivo de abrir o próprio negócio como forma de proporcionar uma vida melhor para as filhas, de 6 e de 8 anos, Joice se profissionalizou através de capacitação em técnicas de manicure e maquiagem ofertada pelo Senac Acolhe, em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).
No próximo dia 26, Joice e outras mulheres de Belém receberão os certificados dos cursos, além de que serão orientadas para elaboração de plano de negócios visando a possibilidade de acessar linhas de crédito do Banco do Povo. A ação faz parte da programação do aniversário da capital paraense que completa, nesta sexta-feira, 12, 408 anos de histórias de lutas, desafios, resistências e de sonhos como a da artesã da Vila Sorriso.
“Minha expectativa, nesse aniversario de 408 anos de Belém, é que eu consiga criar minhas filhas com mais oportunidades, e que Deus abençoe a todos nós que moramos aqui”, disse uma esperançosa Joice Kelly.
De acordo com a Coordenadoria da Mulher de Belém – órgão da Prefeitura Municipal responsável pela articulação de políticas públicas visando a garantia dos direitos das mulheres e a equidade de gênero, o fim da discriminação e violência contra a mulher, bem como, assegurar o exercício pleno de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural – serão certificadas 30 mulheres, que também receberão orientação sobre empreendedorismo para melhor utilizarem os recursos que possam vir a pleitear.
PARA MULHERES
Qualificação –A partir do eixo educação e cidadania a capacitação das mulheres ganhou destaque, por meio de parcerias, assegurando a autonomia financeira, a volta ao mercado de trabalho e o empreendedorismo para mulheres. Entre essas parcerias está o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a partir do Senac Acolhe, pelo qual a artesã Joice foi qualificada.

Casa da Mulher Brasileira – Com previsão de início das obras para este ano, o espaço integrará diversos serviços voltados para a proteção e o acolhimento de mulheres vítimas de violência. A Casa ficará próximo ao Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, em um terreno de 6 mil metros quadrados. Atualmente, existem sete Casas da Mulher no Brasil e mais 20 em obras para a instalação. O espaço é um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo local juizado especial, núcleos especializados da promotoria e Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento, brinquedoteca e apoio psicossocial.
Inovação – A Coordenadoria da Mulher de Belém tem um projeto de aplicativo de combate à violência doméstica em andamento. O SOS Manas terá o objetivo de facilitar que a mulher solicite à Justiça uma medida protetiva de urgência sem que precise sair de casa, acessando o aplicativo por computador ou celular.
SERVIÇO:
A Coordenadoria da Mulher de Belém está localizada no Mercado de Carne do Complexo do Ver-o-Peso. O contato disponibilizado é o whatsapp (91) 98613-4756, no horário de 8h às 17h. As informações sobre as ações, cursos promovidos e campanhas de conscientização são divulgadas pelas redes sociais no instagram e no facebook combel.pmb.
Fotos: Divulgação
* com informações de João Neto (Assessoria Combel).