Com o objetivo de capacitar educadores da rede municipal de ensino a identificarem sinais de abusos infantis, a ‘Caravana Eu Me Protejo’, organizada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), inicia atividades na manhã desta quinta-feira (4), no município de Afuá, no Marajó. A capacitação ocorrerá no Auditório do Centro de Educação Infantil de Afuá.
A primeira edição da caravana conta com o apoio do projeto nacional Eu Me Protejo e também fará a entrega de cartilhas didáticas que ensinam a própria criança a proteger seu corpo de abusos e violências.
De acordo com a Procuradora da Mulher, deputada estadual Paula Titan, a cartilha é um importante aliado na defesa da primeira infância e deve ser amplamente compartilhada em todo o Estado.
A realização de campanhas educativas e a divulgação da cartilha estão previstas na lei estadual nº 10.169, apresentada pela deputada em 2023.
“Com a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa e sanção do governo do Estado, o Pará passou a integrar a rede nacional de defesa da criança e que busca ativamente combater os tristes índices de abusos sexuais infantis”, pontuou Paula Titan.
Defesa das mulheres – Além da caravana, a Promulher Alepa também participará da cerimônia de inauguração da Procuradoria Municipal da Mulher de Afuá. Com o ato simbólico, Afuá se tornará o primeiro município do arquipélago marajoara a criar e instalar o órgão de defesa dos direitos das mulheres. Ao todo, o Pará já conta com 28 Procuradorias Municipais da Mulher instaladas, fortalecendo a rede estadual de defesa das mulheres.
Com informações da Procuradoria da Mulher
Foto: Ozeas Santos (AID/Alepa)