TCU lança Programa Gestor Capacitado para qualificar prefeitos e equipes municipais

O Tribunal de Contas da União (TCU) lança o Programa Gestor Capacitado, iniciativa integrada ao programa Diálogo Público – Municípios e voltada a prefeitos, gestores públicos e equipes técnicas dos municípios brasileiros. O objetivo é apoiar a administração regional na aplicação correta dos recursos federais, por meio de capacitação gratuita e on-line, com módulos técnicos aplicados à realidade local.

O gestor obtém reconhecimento a partir de certificados e distintivos digitais, signos que simbolizam o engajamento institucional e uma cultura de excelência no serviço público.

 

Conheça a estrutura do programa

 

A estrutura do Programa Gestor Capacitado está organizada em duas etapas formativas, compostas por módulos independentes e certificados por conclusão:

 

Como funciona

 

O Programa Gestor Capacitado é estruturado em duas etapas:

 

Trilha Introdutória – Gestão de Recursos Federais (obrigatória)

– Transferências federais

 

– Execução de instrumentos de transferência

 

– Prestação de contas

 

Ao concluir essa trilha, o participante recebe certificado e distintivo digital de Gestor de Recursos Federais.

 

Trilhas Temáticas Avançadas (opcionais, após a introdutória)

– Gestão de Obras Públicas

 

– Excelência em Gestão

 

– Execução de Políticas Públicas

 

Reconhecimento

 

O reconhecimento máximo do programa é o Distintivo Gestor Cidadão, conferido a gestores que tiverem concluído pelo menos duas trilhas temáticas e tiverem participado de etapa em Brasília, com comprovação de compromisso prático com a boa governança.

Mais sobre o Programa Gestor Capacitado no portal do TCU.

 

 

Fonte: Portal do TCU