Entre os destaques da programação do evento Trilhas da Cobertura Climática, que ocorreu na quinta-feira, 8, e sexta-feira, 9, em Belém, o painel Cultura e Clima: integração de agendas e sensibilização pela arte e manifestações culturais reuniu Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Pará (Secult); Karla Giovanna Braga, diretora da Cooperação da Juventude Amazônida (Cojovem) e Juci Bentes, do Coletivo Jovem Tapajônico, sob a mediação da jornalista Trisha Guimarães.
Úrsula defendeu a construção de uma cidadania cultural e climática. “Temos buscado inserir essa perspectiva em nossas políticas de fomento, reconhecendo o papel da cultura na criação de identidade e na resposta aos desafios da crise climática”, disse.
Karla, da Cojovem, reforçou o papel estratégico da cultura na formulação de políticas públicas eficazes. “A cultura determina se uma política será eficiente ou não. É através dela que conseguimos envolver a população em novas formas de viver”, afirmou. Karla destacou ainda as ações da Cooperativa no mapeamento dos impactos da crise climática em crianças e jovens da Amazônia Legal.
A artista e comunicadora Juci Bentes relatou os desafios enfrentados pelos jovens amazônidas para acessar informações de qualidade e se engajarem nas pautas climáticas. O painel também foi composto por Ana Carolina Alves, diretora de Relações Institucionais da VALE, que destacou o papel dos centros culturais patrocinados pela empresa na valorização da cultura local e no incentivo ao debate sobre o clima e o desenvolvimento sustentável.
O evento também contou com o “Diálogo com Ana Toni”, secretária nacional de Mudanças do Clima e diretora executiva da COP30. Em entrevista exclusiva realizada previamente pelos jornalistas Daniel Nardin (Amazônia Vox), Adson Ferreira (Carta Amazônia) e Isabelle Maciel (Tapajós de Fato), exibida durante o evento, Toni ressaltou o papel do jornalismo no contexto atual de mudança climática e COP no Brasil. “Estamos em um momento de muita informação e muita opinião, devendo filtrar o que realmente passar para que as pessoas possam tomar atitudes”, ressaltou. A secretária também destacou a importância da participação da população regional nos debates sobre o combate às crises climáticas.
Durante o evento, também foi anunciada bolsa de reportagem oferecida pelo Amazônia Vox, com oportunidades de R$ 5 mil. Mais informações no site da Amazônia Vox.
Realizada pelo Instituto Bem da Amazônia, a etapa presencial do Trilhas da Cobertura Climática tem o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) a partir da Jornada COP+, da Fundação Itaú, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), da Amazon Investor Coalition (AIC).
Fonte: Portal da Fiepa
foto: Arhur Corrêa/Gecom Fiepa